o corpo criativo
O CORPO CRIATIVO é uma abordagem de educação corporal realizada por meio do movimento expressivo, da consciência corporal e da arte. Visa alcançar o melhor estado físico , emocional e mental e ampliar as possibilidades de reorganização de padrões motores e comportamentais.
O trabalho que constitui o CORPO CRIATIVO foi construído no decorrer da trajetória profissional e da vida de DEISE ALVES. Seu ponto de partida profissional foi a experiência acumulada com a prática e o estudo das tradições populares, em especial a dança brasileira e as questões de como o corpo pode desenvolver autonomia na organização motora, postural e comportamental. Porém, o trabalho que Deise desenvolve hoje iniciou-se num contexto pessoal e familiar, seguramente as memórias de infância e adolescência, vivendo tradições vindas de “além mar”, de pais portugueses e família festiva que gostava de celebrar com o corpo, marcaram tudo o que fez e faz , assim como , a fez aprimorar seu olhar para o potencial expressivo e organizador da cultura corporal, da diversidade e da tradição. Adulta , passou a estudar, cada vez mais e com mais cuidado, os aspectos culturais do movimento e o uso do corpo para assegurar potencial criativo e saúde física de forma natural, a partir das próprias atividades de socialização, ritos e lazer que está refletido em todas as culturas originárias.
Esse interesse foi se ampliando gradativamente a partir de estudos mais sutis que estão associados a saúde do corpo-mente e da vida em sociedade. Nesses mais de 20 anos de experiência, sempre com o foco no movimento, conduziu grupos variados de adultos, crianças, idosos, artistas, educadores, pessoas com necessidades especiais, em projetos também variados que buscavam formação, direção cênica e desenvolvimento do potencial criativo pelo corpo e pela cultura. A meta hoje é, pela cultura corporal, descobrir o que pode ser feito para garantir o melhor estado em todas as áreas da vida, de forma criativa e plena.
A experiência como intérprete-criadora associada a reflexão sobre o desenvolvimento do corpo humano, da infância à maturidade e o brincar, foram relevantes na trajetória que a levou a criar um método de trabalho – CORPO CRIATIVO - que resulta em uma maneira especial de atender pessoas na busca de harmonia e bem-estar e ajudando-as a realizarem as atividades cotidianas, profissionais ou artísticas em seus mais plenos potenciais.